O objectivo deste blog é fornecer informação útil para doentes oncológicos que realizam radioterapia e que por motivos diversos desconhecem o tratamento

10
Ago 09

Uma vez que o tratamento difere para cancro do cólon e para cancro do recto vou começar por falar do tratamento do cancro do cólon.

As opções de tratamento dependem sempre da fase em que a doença se encontra.

Pode-se optar pela cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.

 

         Estadio I – cirurgia

         Estadio II – cirurgia ± quimioterapia adjuvante (depois da cirurgia)

         Estadio III – cirurgia + quimioterapia adjuvante

         Estadio IV – quimioterapia ± cirurgia

 

Abaixo deixo imagens referentes às cirurgias que podem ser realizadas no caso de cancro do cólon. A cirurgia depende da parte anatómica do cólon que foi afectada.

 

No caso do tratamento do cancro do recto, as opções também passam pela cirurgia, quimioterapia e radioterapia e existem dois protocolos diferentes que podem ser utilizados:

         Cirurgia + quimioradioterapia adjuvante (depois da cirurgia)

         Quimioradioterapia neoadjuvante (antes da cirurgia) + cirurgia + quimioterapia adjuvante

 

publicado por A Radioterapia às 10:55

Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Informação
Pretendo inserir informação o mais completa possível sobre as diferentes patologias que podem ser tratadas com radioterapia. Contudo, levará algum tempo até que haja informação para todos os doentes oncológicos que espero que visitem o blog. Caso visitem o blog e não encontrem a informação que pretendam ou a mesma não seja tão esclarecedora quanto gostariam, terei todo o gosto em responder-lhes às questões, bastanto para isso que enviem um email para omundodaradioterapia@gmail.com.
Todas as matérias publicadas no blog têm como único objectivo transmitir informação a todos os doentes oncológicos que possam visitá-lo. A informação baseia-se em livros de Medicina/Radioterapia/Oncologia e deve ser levado em conta que cada doente é um doente e que os procedimentos médicos que se utilizam variam entre os doentes, podendo a tecnologia evoluir.
arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO