O objectivo deste blog é fornecer informação útil para doentes oncológicos que realizam radioterapia e que por motivos diversos desconhecem o tratamento

20
Jul 09

Hoje o post é relativo ao tratamento de Cancro de mama, mas desta vez especifico para cada fase da doença. Ontem generalizei as várias opções de tratamento que existem, contudo hoje vou centrar a informação nos diferentes estadios da doença de que falei nos posts anteriores, pois o tratamento de qualquer patologia depende sempre do tipo de tumor que estamos a tratar.

No caso de cancro de mama em estadio I e II (estadios precoces) o objectivo do tratamento é curar e o mesmo baseia-se em cirurgia, radioterapia e terapia sistémica (quimioterapia, hormonoterapia).

·         No caso da cirurgia pode ser realizada mastectomia ou tumorectomia, sendo que com tumorectomia é realizada quase sem excepção radioterapia adjuvante.

·         A radioterapia tem um papel importante como terapia adjuvante após a tumorectomia, pois reduz o risco de recidiva local (ou seja, reduz o risco de reaparecimento da doença); para além disso também apresenta beneficios após a mastectomia principalmente quando existem gânglios invadidos.

·         O tratamento sistémico administrado após a cirurgia permite erradicar micrometástases (ou seja, eliminar pontos de contágio da doença que podem não ter  sido removidos aquando da cirurgia)

No caso de cancro de mama em estadio III (localmente avançado) o objectivo do tratamento é curar e o mesmo baseia-se em quimioterapia neoadjuvante, cirurgia, radioterapia e hormonoterapia.

·         Uma vez que o tumor neste estadio apresenta um tamanho superior ao dos estadios precoces, aqui o objectivo é converter a doença em operável para que possa ser realizada cirurgia. Por esta razão é administrada a quimioterapia neoadjuvante. Quando o tumor é considerado operável após a quimioterapia é realizada cirurgia e após esta a radioterapia. Por vezes pode ser utilizada a hormonoterapia, mas tudo isto depende de doente para doente e da sua resposta a cada tratamento.

No caso de doença metastática (ou seja, doença que já disseminou para outros órgãos), o objectivo do tratamento é paliar e aumentar a sobrevida da doente, sendo o tratamento primário sistémico (quimioterapia ou hormonoterapia).

É importante referir que todos os termos que utilizo quando não são explicados no post em questão é porque já foram explicados em posts anteriores. Para se compreender este post é necessário ter lido os posts anteriores sobre cancro de mama, onde expliquei pormenores como os estadios.

 

publicado por A Radioterapia às 09:05

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17

21
23

26
27
28
29
30
31


Informação
Pretendo inserir informação o mais completa possível sobre as diferentes patologias que podem ser tratadas com radioterapia. Contudo, levará algum tempo até que haja informação para todos os doentes oncológicos que espero que visitem o blog. Caso visitem o blog e não encontrem a informação que pretendam ou a mesma não seja tão esclarecedora quanto gostariam, terei todo o gosto em responder-lhes às questões, bastanto para isso que enviem um email para omundodaradioterapia@gmail.com.
Todas as matérias publicadas no blog têm como único objectivo transmitir informação a todos os doentes oncológicos que possam visitá-lo. A informação baseia-se em livros de Medicina/Radioterapia/Oncologia e deve ser levado em conta que cada doente é um doente e que os procedimentos médicos que se utilizam variam entre os doentes, podendo a tecnologia evoluir.
arquivos
2009

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO